Como se divertir com os seus filhos na cozinha?


Como podemos levar os nossos filhos para a cozinha para que seja uma atividade divertida para todos?  

Deixo aqui três dicas que podem ajudar: 

1 - Seja realista com as expectativas 

É importante encontrar um equilíbrio entre a brincadeira e a responsabilidade. As crianças ficam motivadas apenas se for divertido! E na verdade, para elas, tudo pode ser uma brincadeira, desde que seja apresentado de uma forma divertida e descontraída ...

Por isso é importante não procurar a perfeição, mas apenas bons momentos de partilha!

2 – Escolher a altura certa 

Isto é fundamental para que seja um momento de prazer para todos. Quando levar as crianças para a cozinha faça-o quando tiver disponibilidade e paciência.

Um mau momento pode ser, por exemplo, a hora de jantar quando há horas para ir comer, banhos para dar, etc. Além de ser o momento em que as crianças estão mais cansadas e impacientes.

Um bom momento pode ser o fim-de-semana, depois do pequeno-almoço.  A criança não deve ter fome quando está a cozinhar nem a pressão de ter a tarefa concluída a tempo da refeição. O verão também é uma boa altura pois estamos todos mais descontraídos e mais libertos das rotinas diárias.

Quando o seu filho já estiver mais habitado a essas tarefas então pode perguntar: “Tenho muito que fazer, ajudas-me a lavar os legumes como fizemos no outro dia?  Ou “podes descascar os legumes como te ensinei?” 

O tempo "investido" num momento será tempo ganho noutros momentos! 

3 - Encontrar a motivação 

Entre os 2 e os 6 anos, as crianças interessam-se por tudo o que os pais fazem, por isso é a altura certa para começar (e até antes disso!)! Nessa idade eles têm uma motivação e curiosidade intrínseca. Além disso, a sua auto-estima constrói-se a fazer coisas importantes e úteis.

Quando são mais velhos uma forma de os motivar é incentivá-los a fazerem o que mais gostam. Para algumas crianças pode ser pôr a mesa, para outras decorar um prato, outras vão gostar do desafio de aprender novas habilidades, algumas de reproduzir exatamente o que fazemos, etc. Adapte a tarefa atribuída à personalidade do seu filho e ao que é importante para ele. 

A cozinha é o melhor sítio para ajudar os nossos filhos a tornarem-se autónomos e confiantes. Ensiná-los, desde cedo, a cozinhar para se divertirem e se alimentarem de forma consciente fará como que integrem essa aprendizagem para o resto da sua vida. 

💬 Tem alguma dica para levar as crianças para a cozinha? Escreva sobre isso nos comentários!

 


Deixe um comentário